EDUCAÇÃO

Bolsista do Programa FOCCO tem artigo publicado em revista nacional

O programa busca aproximar os acadêmicos para ensinar e ajudar em algum conteúdo que tenha dificuldade

Por Roberta Burgo (Estagiária de Jornalismo)
13/12/2023

(Foto: Divulgação)

O FOCCO (Programa de Formação de Células Cooperativas), do curso de Engenharia Civil da Unemat - Campus Tangará da Serra, publica um trabalho na última edição da Revista de Ensino de Engenharia, vinculada à ABENGE (Associação Brasileira de Educação em Engenharia), juntamente com a acadêmica Jéssica Campos, neste mês de dezembro. 

No trabalho desenvolvido pela aluna notou que através de uma análise quantitativa, a participação nas células do FOCCO, foi fator decisivo para a aprovação dos discentes na disciplina de Álgebra Linear ofertada no curso de Engenharia Civil no ano de 2022. Dentre os aprovados na disciplina, 65 % destes haviam participado da célula de estudo organizada pela bolsista do FOCCO. 

Segundo Jéssica Campos, "o trabalho só afirma o que temos visto ao longo dos anos, na dinâmica cooperativa, alunos que juntos aprendem acabam ensinando e obtendo resultados reais. O FOCCO também abre oportunidades para que os bolsistas se desenvolvam academicamente, por meio da produção de trabalhos científicos, o que agrega muito ao currículo deste bolsista, além de contribuir com a divulgação do programa a nível nacional, fomentando a aprendizagem cooperativa no ensino superior.", ressaltou. 

O presente trabalho fundamenta a importância do FOCCO e da aprendizagem cooperativa para a redução dos índices de reprovação e consequente redução na evasão nos anos iniciais da graduação, além de promover o protagonismo estudantil no âmbito universitário. O trabalho teve colaboração das professoras Natália M. Bezerra e  Marinez Cargnin-Stieler, sob orientação do professor Marcus V. A. Damasceno.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!