Extensão

Assentamento Antônio Conselheiro recebe Oficina do Aviário Móvel da Unemat

Por John Muller - Estagiário Jornalismo
07/12/2023

(Foto: John Muller)

A comunidade Assentamento Antônio Conselheiro, localizada na zona rural de Tangará da Serra (251Km de Cuiabá), recebeu a Oficina do Aviário Móvel da Unemat, na última sexta-feira (01/12). O evento, promovido pelo Laboratório de Avicultura Familiar, buscou divulgar para os produtores locais a tecnologia social, orientando sobre os materiais usados na construção, vantagens e desvantagens, além dos cuidados com os Aviários Móveis.

Segundo o acadêmico do curso de Agronomia da Unemat de Tangará da Serra e estagiário do Projeto de Pesquisa "Viabilidade de instalações alternativas para a Avicultura Familiar na microrregião de Tangará da Serra - Mato Grosso", Guilherme Lima Soares, “A gente sabe que hoje os produtores familiares precisam dessas atividades que envolvam algum tipo de cooperação entre eles, para manter essas pessoas dentro da propriedade e com vínculo com a terra, porque a gente sabe a importância social e econômica desse grupo para a economia nacional”.

De acordo com o extensionista da Empaer, Walmir Ribeiro de França, “esse trabalho desenvolvido pela Unemat vem de encontro com uma necessidade muito grande para os produtores familiares, não só de Tangará da Serra, mas de todos os agricultores, pois muitas das famílias não criam aves do modo tradicional por ter plantações e acreditarem não poder consorciar com outras atividades”.

A produtora rural Dalva do Nascimento afirmou que decidiu participar da Oficina para aprender mais sobre a tecnologia social que a Unemat está proporcionando, ao qual o produtor tem custo quase zero ou zero para a implementação do aviário em sua propriedade. Ainda, a produtora reforça que “o aviário móvel vai ajudar com o aperfeiçoamento [da criação de aves] para uma vida saudável. O agricultor tem o material na sua propriedade, assim, pode criar frangos saudáveis e de qualidade, para que o produtor fique no campo e tenha um alimento de qualidade”.

O Projeto conta com o apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Prefeitura Municipal de Porto Estrela e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e Cooperativa Regional de Produção Agropecuária da Agricultura Familiar (Coopraf).

EM BREVE

O Projeto de Pesquisa, em conjunto com o Programa de Extensão "Agricultura Familiar: ações extensionistas integradas na microrregião de Tangará da Serra – MT", promoverá outras oficinas nas cidades que compõem a microrregião de Tangará da Serra: Barra do Bugres, Nova Olímpia, Denise e Porto Estrela.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!