extensão

MT Horticultura inicia a distribuição de mudas de abacaxizeiros

Mais de 12 estados serão beneficiados com as cultivares

Por John Muller (estudante de Jornalismo), sob supervisão de Danielle Tavares
22/04/2025

(Foto: Luana Pavan, bolsista do MT Horticultura)

O projeto de extensão MT Horticultura, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus Tangará da Serra, realizou na última semana (16.04) a distribuição de mudas de abacaxizeiros para produtores locais. Só nesse dia, foram mais de 3.400 mudas entregues. Nos próximos meses, mais de um milhão de mudas serão distribuídas em todo o Brasil.

A entrega das mudas acontece de graça, por meio do Laboratório de Micropropagação. O programa de melhoramento do abacaxizeiro teve início em 2012 e, no último ano, realizou o lançamento comercial das cultivares Unemat Esmeralda e Unemat Rubi, durante o 7º Simpósio Brasileiro do Abacaxizeiro.

MAIS RENDA AO PRODUTOR LOCAL

Os agricultores beneficiados já fazem o cultivo de abacaxizeiros. Com a adesão das novas cultivares, eles poderão a aumentar a sua renda, devido à diminuição no custo da produção. “As mudas são matrizeiras, então os produtores deverão plantar, cuidar e multiplicar, para depois fazerem o plantio comercial. Eles não terão gastos com fungicidas para o controle de fusariose, pois essas cultivares foram criadas para serem resistentes a doença”, destaca o coordenador do projeto, Willian Krause.

Um dos agricultores atendidos pelo projeto, Gabriel Morandi, destaca a importância do melhoramento das culturas para os produtores. “A gente está sempre em busca de melhorar a produção e a qualidade dos nossos produtos. Essas cultivares, por serem resistentes e sem espinhos, ajudam bastante no manejo, além dos frutos terem mais qualidade”, aponta Morandi.

 

NOVAS CULTIVARES

Com essas novas variantes, a Unemat se torna a terceira instituição brasileira a lançar cultivares de abacaxi. O coordenador do projeto, Willian Krause, destaca que “isso mostra a relevância da instituição no cenário científico nacional, tornando-se referência no melhoramento genético da fruticultura”, reforça.

A pesquisadora, Dayane Castro, que participou das etapas finais do processo de melhoria, fala sobre a gratificação em ver o interesse dos produtores pelas cultivares. “Foram anos de estudo e pesquisa para chegar a esses resultados. É um sentimento de realização, porque a gente leva a Universidade para a comunidade, mostrando o resultado das pesquisas realizadas”, destaca Castro.

Da esquerda para a direita: Alceu Grapeggia, Gabriel Morandi e Willian Krause

O MT Horticultura está realizando a multiplicação e distribuição das mudas por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra. O secretário de agricultura do município, Alceu Grapeggia, destaca a importância da parceria para o desenvolvimento da agricultura local. “As expectativas são muito grandes. É uma parceria de muita importância para o município e para o desenvolvimento das pequenas propriedades. Com certeza, logo, logo todos os produtores de abacaxi irão aderir a essas novas cultivares. Agradecemos muito a parceria com a Unemat e o empenho de toda a equipe”, aponta Grapeggia.

 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!