Reitoria e diretores de câmpus alinham planejamento da Unemat para 2026
Discussões sobre ações pedagógicas e administrativas garantem que Universidade encerre ciclo de gestão priorizando qualidade acadêmica
Por Nataniel Zanferrari
11/12/2025
Foi realizada nesta quarta-feira (10) a última reunião de trabalho do ano de 2025 da Reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com os diretores dos 13 câmpus da Instituição.
Realizada no auditório do Ministério Público de Mato Grosso, a reunião contou com a presença dos diretores político-pedagógicos financeiros e diretores administrativos, que debateram diversas questões pertinentes à gestão, como graduação, pós-graduação, ensino, pesquisa, extensão e cultura, política estudantil, orçamento, patrimônio, atividades acadêmicas, gestão de pessoas, legislação e desenvolvimento institucional.
A reitora Vera Maquêa explica que, nesta reunião, foram avaliados os avanços e desafios da Universidade até o momento e alinhadas as ações para o próximo ano. “Este alinhamento é crucial, pois 2026 é o último ano da gestão de todos, tanto dos diretores, quanto da nossa gestão frente à Reitoria”, relata Vera.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio, destaca a importância de solidificar as ações e metas alcançadas, como nos desafios na captação de recursos e bolsas ou na internacionalização “Nesta reunião, pudemos fazer o balanço de nossas publicações e projetos. O foco agora é garantir que, em 2026, a pesquisa e a pós-graduação da Unemat avancem na consolidação dos programas e na captação de fomento, deixando a base estruturada para o próximo ciclo institucional”, pontua Áurea, que também menciona que uma das grandes pautas de 2026 será a regulamentação interna da nova portaria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre a multicampia das pós-graduação. “A pró-reitoria regulará isso nos conselhos superiores em uma instrução normativa”, adianta a pró-reitora.
A diretora administrativa do Câmpus Universitário de Juara, Howenda Baganha, ressalta que o planejamento para 2026 exige uma atenção redobrada à saúde financeira e estrutural da Universidade. “Nosso papel é garantir que o planejamento acadêmico e pedagógico tenha a retaguarda necessária. Estamos alinhando as ações para assegurar que a infraestrutura dos câmpus esteja plenamente funcional e cumpra seu papel de impulsionar o ensino, a pesquisa e a extensão”, assegura Howenda.
O diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Pontes e Lacerda, Juliano Valério Geron, garante que o valor da reunião foi a integração entre a gestão acadêmica e a transparência administrativa. “Essa é a oportunidade ideal para integrar e compartilhar as ações de todos os câmpus, permitindo uma revisão do desempenho de 2025 com base em indicadores de qualidade cruciais. Discutir perspectivas como investimento é crucial para que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e em consonância com as políticas estaduais de desenvolvimento”, conta Juliano.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Unemat oferece 2.390 vagas pelo SiSU; inscrições serão de 19 a 23 de janeiro
- Aprovados em segunda chamada para os cursos na modalidade distância da Unemat devem se matricular entre os dias 6 a 8 de janeiro
- Unemat investe em tecnologia e assegura internet estável em todos os câmpus
- Tangará da Serra inicia oficinas para construção do Diagnóstico Social e Situacional do município
- Nota Explicativa sobre mudança de nome do Curso Superior de Tecnologia (CST) Gestão e Inovação em Agronegócio para CST Processos Gerenciais
- Processo seletivo oferta bolsas para ingresso no programa AFIRMA SUS/Ministério da Saúde.
- UNEMAT se destaca no 36º ENANGRAD com trabalhos premiados e representação na nova diretoria da ANGRAD
- Startup Inovação Verde: Barbatimão como Ingrediente Sustentável para Sabões e Sabonetes
- Tangará da Serra inicia oficinas para construção do Diagnóstico Social e Situacional do município