PÓS-GRADUAÇÃO

Unemat oferta 14 vagas para doutorado em Educação

Por Hemília Maia
18/12/2024

(Foto: Design Unemat)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está com inscrições abertas para doutorado em Educação turma 2025, em Cáceres (MT). O curso tem caráter presencial e integral. O período de inscrições e pagamento da taxa de inscrição segue até 4 de fevereiro.  Podem concorrer às vagas de doutorado os portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento com diploma ou atestado de conclusão a nível de mestrado das áreas de Educação, Ensino e áreas afins, ou documento que comprove a convalidação do título obtido no exterior.

Das 14 vagas ofertadas, 11 são destinas a ampla concorrência e três às ações afirmativas. O programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Unemat oferta duas linhas de pesquisa. Neste edital foram destinadas sete vagas para a linha de pesquisa em Educação e diversidade e sete para a em Formação de professores, políticas e práticas pedagógicas.

A linha Educação e diversidade tem como orientativo os estudos e pesquisas sobre práticas culturais, constituição do sujeito, diversidade étnica e cultural, educação indígena, educação do campo e outros contextos formativos. Já a linha Formação de professores, políticas e práticas pedagógicas tem como foco os estudos e pesquisas para a formação inicial e continuada de professores, enfatizando processo ensino-aprendizagem, relação universidade-escola, políticas educacionais, teorias e práticas pedagógicas.

As inscrições estão disponíveis pelo Sistema de Gestão Acadêmica da Unemat (Sigaa). A taxa de inscrição é de 150 reais. Serão aceitos pagamentos em PIX ou cartão de crédito.  

Entre os documentos exigidos para inscrição estão curriculum vitae atualizado (Plataforma Lattes), apresentação dos respectivos históricos escolares de graduação e mestrado e projeto de pesquisa.

Os candidatos que concorrerão às vagas de ações afirmativas precisam preencher e assinar o anexo equivalente à categoria com a qual se identificam. Para candidatos com deficiência também é exigido laudo médico que comprove a deficiência; para estudantes negros ou pardos basta a Autodeclaração Étnico-Racial; para quilombolas e indígenas a respectiva autodeclaração também precisa ser assinada por três representantes da liderança de sua comunidade. No caso dos candidatos indígenas, que não residem em aldeia, é necessária declaração emitida pela Funai de pertencimento ao povo indígena.

Em março, o resultado final será divulgado dia 10, as matrículas ocorrerão de 11 a 14 e o início das aulas dia 17.

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGEdu)

EDITAL 007/2024 - SELEÇÃO TURMAS MESTRADO E DOUTORADO 2025


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!