Projeto ABC do Pantanal realiza palestra sobre preservação no dia Internacional da Onça-Pintada
Por Gabriel Correia
02/12/2024

No dia 29 de novembro é comemorado o Dia Internacional da Onça-Pintada, o maior felino das Américas e um símbolo brasileiro de conservação da biodiversidade. Em comemoração à data, o Projeto ABC do Pantanal ministrou uma palestra em uma escola para alunos do ensino médio, apresentando a importância da preservação da Onça-Pintada para a conservação da fauna e de todo o Pantanal. Além disso, participou de uma reportagem para a TV Centro América de Tangará da Serra, na qual a aluna do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Tangará da Serra (UNEMAT), Danielly Ferreira da Silva Salvador, falou sobre o papel do jornalista na conscientização ambiental. A coordenadora do projeto e também professora do curso de Jornalismo da UNEMAT, Dra. Eveline Teixeira Baptistella, destacou o papel do projeto ABC do Pantanal na sociedade e as ameaças que o felino enfrenta no bioma. A reportagem também foi reexibida no telejornal MTTV 2° Edição - Cuiabá, da TV Centro América, líder de audiência no estado de Mato Grosso.

O projeto ABC do Pantanal iniciou suas atividades no ano de 2020, ano em que 17 milhões de animais vertebrados morreram no bioma devido às queimadas. O projeto atua com o objetivo de divulgar conteúdo informativo ambiental e científico sobre o bioma na rede social Instagram, ministra palestras e minicursos sobre a preservação ambiental e capacita os participantes em áreas como produção de textos, edição de vídeos e criação de designs para a rede social. O projeto conta com 27 alunos da UNEMAT de diversas áreas, como jornalismo, letras e biologia. Na rede social Instagram, o perfil (@abcpantanal) conta com 738 seguidores e 86 publicações com informações sobre o Pantanal e sua diversidade de animais.

De acordo com o Onçafari, o Brasil é o país que mais abriga onças-pintadas no mundo e o Pantanal é o segundo bioma com mais registros, ficando atrás apenas da Amazônia. A onça-pintada é um dos animais mais cobiçados para o turismo no Pantanal. Pessoas do mundo todo vão ao bioma para avistar o felino. Porém, mesmo com o turismo, esses animais não estão livres de ameaças. Segundo o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (ICMBio, 2018), a onça-pintada está ameaçada de extinção e é considerada vulnerável.
Acesse a reportagem completa aqui: https://globoplay.globo.com/v/13142460/?s=0s
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Reitora da Unemat abre Encontro Nacional de Cerimonial Universitário em Sinop
- UNEMAT abre seleção para bolsistas do Programa FOCCO com 16 vagas em Tangará da Serra.
- Acadêmicas da Unemat - Campus de Tangará da Serra apresentam trabalhos em congresso de Ciências Contábeis
- NOTA DE PESAR
- EDITAL Nº 001/2025 – ELEIÇÃO DE MEMBROS DOS COLEGIADOS VINCULADOS AO CAMPUS UNIVERSITÁRIO EUGÊNIO CARLOS STIELER DE TANGARÁ DA SERRA
- Inscrições abertas para o Seletivo de Contratação de Estagiários para atuarem na Prefeitura de Tangará da Serra no Segundo Semestre de 2025
- Reunião da UNEMAT com Prefeitura Municipal de Tangará da Serra e Secretaria Municipal de Esportes
- Unemat abre inscrições para matrícula direta em cinco cursos de graduação no Campus de Tangará da Serra
- UNEMAT abre seleção para bolsistas do Programa FOCCO com 16 vagas em Tangará da Serra.