Unemat de Tangará ganha dois prêmios na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Por Rian Bispo - estagiário de Jornalismo de Tangará da Serra
26/10/2024
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Tangará da Serra ganhou dois prêmios na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os projetos receberam 16 mil reais através do edital FAPEMAT. A premiação aconteceu na quinta-feira (24), em Cuiabá, e o campus concorreu com oito trabalhos, envolvendo as categorias graduação, mestrado, projeto de pesquisa e projeto de inovação.
Um dos trabalhos ganhadores foi o da aluna Kamilla Ferreira Rezende, do Programa de Pós-Graduação em Ambientes e Sistemas de Produção Agrícola (PPGasp-Tangará). O projeto, intitulado "Potencial inseticida de óleos essenciais da família Piperaceae em Spodoptera frugiperda (J.E. Smith, 1797)", conquistou o 2° lugar na categoria mestrado e 6 mil reais.
"Meu trabalho consiste em buscar alternativas sustentáveis para o Manejo de uma praga agrícola de grande importância para o setor. Spodoptera frugiperda causa danos principalmente na cultura do milho, soja e algodão; culturas de grande importância para o estado de Mato Grosso. Essa praga apresenta problemas de manejo principalmente relacionada a resistência causada pelo uso incorreto dos inseticidas sintéticos, bem como problemas ambientais de bioacumulação dessas moléculas inseticidas. Tivemos como objetivo conhecer a diversidade de espécies de Piper da região de Tangará da Serra e avaliar o seu potencial inseticida nas fases embrionárias e larval. O trabalho foi desenvolvido através do programa de mestrado Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola sob orientação da professora Alessandra Butnariu, Diones Krinski e Michele Trombin. Evidenciados que os Óleos essenciais de espécies da família Piperaceae tiveram resultados significativos em baixas dosagens, contribuindo para um manejo eficiente e de baixo impacto que com o auxílio de tecnologias como encapsulamento pode contribuir com novas formulações e aplicações."
O professor Doutor Willian Krause também foi premiado, conquistando 10 mil reais. O trabalho ''Desenvolvimento de novas cultivares de abacaxizeiro resistentes a fusariose e sem espinhos'' conquistou o 3° lugar na categoria projeto de inovação. O docente explica que na cultura do abacaxi tem dois grandes problemas, que é a presença de espinhos na folha da planta o que dificulta o manejo (cuidado) pelo produtor e o ataque de uma doença chamada fusariose que pode provocar perdas de até 80% da lavoura. Ele ainda diz que o desenvolvimento do trabalho começou em 2012 e em 2024 resultou no lançamento comercial das cultivares Unemat Rubi e Unemat Esmeralda. Ambas são resistentes a fusariose, reduzindo a aplicação de fungicidas pelo produtor, trazendo economia e aumentando a sua renda.
Willian destaca a ação colaborativa ao dizer que em seus 12 anos de desenvolvimento, o processo envolveu diversas monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Completa dizendo que em 2024, realizaram o registro das espécies junto ao Ministério da Agricultura.
Para o diretor Político-Pedagógico e Financeiro, Ariel Lopes Torres, premiações estimulam os docentes e discentes a participarem de eventos e divulgarem as pesquisas realizadas na Unemat de Tangará da Serra. Tais iniciativas ainda reforçam como a Unemat tem investido na qualificação de seus estudantes e professores, o que se reflete nas conquistas alcançadas nesta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Está aberto Concurso para escolher Logo em comemoração aos 30 anos do Câmpus de Tangará da Serra
- Unemat divulga locais de prova do Vestibular 2025; prova será dia 8
- Candidatos a Conselhos Superiores devem se inscrever de 11 a 25 de novembro
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro
- Resultado Final
- Resultado Preliminar
- É hoje!! Eleições Colegiadas