AGRONOMIA

Programas e Projetos para o Curso de Agronomia



u AgriJr Soluções em Agronomia: Empresa Júnior que proporciona aos alunos do Curso de Agronomia a oportunidade de colocar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula por meio de atendimentos e consultorias a produtores rurais. Além de incentivar o empreendedorismo, permite que os alunos tenham uma experiência da sua futura profissão antes mesmo de se formar, aprendendo habilidades como gestão de empresas, de projetos e de equipes, atendimento ao cliente, elaboração de relatórios e documentação, entre várias outras atividades do cotidiano do Engenheiro Agrônomo.

u MT Horticultura: Programa de Extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que promove dezenas de eventos ao longo do ano com o objetivo de incentivar o aperfeiçoamento de técnicas para o fortalecimento da agricultura familiar. Além de produzir cartilhas, livros, revistas, podcasts, e-books e vídeos técnicos com informações, dicas de cultivo e mantém campos de demonstração de frutas, hortaliças, flores e plantas ornamentais.

u Clínica de Doenças de Plantas: a Clínica de Diagnose de Doenças de Plantas tem o papel de auxiliar os produtores rurais na detecção de patógenos de diversas naturezas e na tomada de decisão sobre as medidas de controle a serem adotadas. Dessa forma, os produtores poderão trazer amostras de plantas doentes para que a doença seja identificada, enquanto proporciona experiência aos estudantes do Curso de Agronomia.

u Clínica de Doenças de Plantas: tem como objetivo identificar os insetos praga de culturas agrícolas e efetuar as possíveis estratégias de controle. Auxiliar na identificação de uma praga em determinada cultura é de fundamental importância para que as medidas de controle, a serem adotadas, sejam eficientes no combate as pragas. Esse serviço possibilita o diagnóstico do problema apresentado, com a emissão de Laudo de Identificação, permitindo a recomendação de táticas de manejo das pragas.

u GeoClimaMT: o Programa de Extensão Universitária “GeoClima-MT: Difusão de Geotecnologias e Informações Climáticas no Desenvolvimento Regional” possui como objetivos levar a sociedade informações sobre a variabilidade do clima, seu comportamento e impactos na população; monitoramento climático e difusão de informações a sociedade para contribuir na tomada de decisão seja agrícola ou para cuidados de saúde, e interação com possíveis doenças; uso de tecnologias e acesso à informação as classes mais carentes da sociedade, proporcionando o conhecimento integrado gerado para a sociedade associado as demandas e aplicações práticas do mercado de trabalho; e conscientização e redução de impactos ambientais, cuidados com a água e pagamentos por serviços ambientais.

u Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco): formação de grupo de estudo em que todos os participantes se ajudam, cooperando mutuamente, com o intuito de atingir um objetivo pré-estabelecido por todos. De natureza coletiva, solidária e interdisciplinar, as células cooperativas e solidárias têm o intuito de contribuir para a elevação da qualidade de formação dos estudantes de graduação e ajuda a diminuir a evasão, promovendo o sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

u Eventos de Recrutamento e Seleção: várias empresas que atuam na área de Agronomia promovem eventos de divulgação de seus programas de estágio e de trainee, bem como sobre o perfil desejado para as vagas disponíveis. Em muitos destes eventos, os gestores de pessoas já fazem uma pré-seleção de possíveis candidatos.

u Semana da Agronomia: realizada todos os anos na semana do Dia do Engenheiro Agrônomo (12 de outubro), em parceria com a Associação de Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (AEATGA), tem se tornado um fórum permanente de discussão sobre novas tecnologias, novos produtos e novos manejos, proporcionando um rico ambiente para troca de experiências e network profissional.