EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

Alunos da Faculdade Indígena Intercultural da Unemat realizam aula de campo em centros de pesquisa de Cáceres

Em celebração aos 25 anos de educação indígena, acadêmicos visitam Museu de Humanidades e Herbário do Pantanal em Cáceres

Por Nataniel Zanferrari
12/02/2026

No Herbário do Pantanal, os alunos conheceram diversas amostras de espécies pantaneiras, e realizaram o estudo botânico do urucum, planta utilizada tradicionalmente pelos indígenas (Foto: Deivid Fontes)

Duas turmas de Pedagogia Intercultural Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizaram uma aula de campo na manhã desta quarta-feira (11) em Cáceres. O grupo visitou o Museu de Humanidades Alaíde Montecchi (Mham) e o Herbário do Pantanal Vali Joana Pott (Hpan), ambos na Cidade Universitária do Câmpus Jane Vanini, e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) na Reitoria.

(Foto: Deivid Fontes)

Os cursos são turmas especiais de oferta única, desenvolvidas pela Instituição no Câmpus Universitário Deputado Estadual Renê Barbour, em Barra do Bugres, compostas por 55 alunos de diversas etnias.

A atividade integra o regime de imersão pedagógica da Faculdade Intercultural Indígena (Faindi), no qual os alunos permanecem 40 dias em aula na etapa semestral, no câmpus de Barra do Bugres. As disciplinas de Temas Fundamentais em Ciências Naturais e Leituras e Produção de Texto foram ministradas de forma prática, conectando o conhecimento acadêmico de botânica, zoologia e patrimônio histórico à realidade histórica e científica.  A ação também celebra os 25 anos de educação indígena na Unemat, promovendo a popularização da ciência e a salvaguarda da identidade cultural dos povos originários de Mato Grosso.

(Foto: Deivid Fontes)

Para o aluno Wayali Iholalare Kaholase Saloma, a experiência possibilita o intercâmbio entre diferentes saberes. “Estamos hoje desenvolvendo atividades entre a cultura não indígena e a nossa cultura, e por isso que o intercultural existe para o povo indígena: vamos levando essas importâncias para nossa aldeia, nossa comunidade”, afirmou o acadêmico.

A professora Cláudia Landin Negreiros destacou a importância de levar esses alunos para conhecer a própria história. “No ano que a Universidade comemora os 25 anos de educação indíngena, é um prazer sermos recepcionados em Cáceres e mostrar a estes alunos o acervo de artefatos indígenas que a Universidade tem”, conta.

(Foto: Deivid Fontes)

O coordenador do Museu de Humanidades, Acir Montecchi, pontuou que a visita consolida o papel do museu como centro de pesquisa. “Este acolhimento ajuda a mostrar a sua relevância e o seu papel na salvaguarda e proteção de bens culturais e patrimoniais, reforçando a integração entre os câmpus e a política de permanência e formação étnico-cultural da Universidade”, concluiu o pesquisador.

(Foto: Deivid Fontes)

No Herbário do Pantanal, os alunos conheceram diversas amostras de espécies pantaneiras, e realizaram o estudo botânico da Bixa orellana, popularmente conhecida como urucum, planta utilizada tradicionalmente pelos indígenas brasileiros para tinturas vermelhas, usadas para os mais diversos fins, entre eles, protetor da pele contra o sol e contra picadas de insetos, além do simbolismo de agradecimento aos deuses pelas colheitas, pesca ou saúde do povo. A coordenadora do Herbário, Maria Antônia Carniello, explicou que a atividade integrou o método científico aos saberes tradicionais. “Orientamos métodos de pesquisa desde a percepção da planta no campo até sua importância cultural e ritualística para os povos indígenas”, pontuou a pesquisadora.

(Foto: Deivid Fontes)

A agenda institucional foi concluída com visita à Proeg, onde o grupo foi recepcionado pela pró-reitora Nilce Maria, que apresentou as ações da pasta aos visitantes. O encontro foi marcado pela apresentação de danças tradicionais dos povos Xavante, Enawene-nawê e do Xingu. A visita buscou fortalecer o vínculo entre os estudantes de Barra do Bugres e a administração central da Universidade.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!