PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM AMBIENTE E SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA
Estrutura do Programa
A infraestrutura física em torno do PPGASP é composta pelo CEPEDA , CETEGEO, CTMAT, NIT, CETAM, e o CIP-CERRADO . O CEPEDA é o Centro de Pesquisas, Estudos e Desenvolvimento Agro-Ambientais (http://portal.unemat.br/cpeda). Este Centro está inserido nas políticas de ensino, pesquisa e extensão da UNEMAT e visa dar subsídios para o desenvolvimento de pesquisas dentro das áreas de Ciências Agrárias e Biológicas, fortalecendo as atividades dos grupos de pesquisa vinculados a graduação e a pós-graduação do campus universitário de Tangará da Serra. No CEPEDA há 12 laboratórios, entre os que destacam-se com desenvolvimento de pesquisas como o PPGASP são: Microbiologia - com controle biológico de fitopatógenos e enzimologia; Entomologia – com a prospecção de plantas e moléculas feromonais para o controle das principais pragas agrícolas da região; Zoologia - com diversidade e comportamento animal e controle biológico; Fitopatologia - com patologia de sementes e manejo fitossanitário em grandes culturas; Solos - com análise de solos e avaliação físico-química de pastagens; Botânica – estudos em biologia reprodutiva de angiospermas e da diversidade da flora regional; Melhoramento de Plantas e Sementes pesquisas com cultura de tecidos de plantas, melhoramento convencional de fruteiras e grandes culturas; Biologia Geral - com biologia celular e molecular aplicada a estudos de diversidade genética de plantas e animais; Genética - com cultivo in vitro de plantas frutícolas, ornamentais e cultivadas, visando à produção e conservação de recursos genéticos, além das pesquisas com citogenética da ictiofauna regional; Química - ensino e pesquisa com química ambiental.
Já o CETEGEO-SR - Centro Tecnológico de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aplicado à Produção de Biodiesel é coordenado pelo docente permanente Dr. Rafael Tieppo e compreende estrutura física e organizacional, instalações, laboratórios, materiais permanentes e equipamentos, agregando grupos e núcleos de pesquisa, tendo por objetivo criar ambiência para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão (https://pesquisa.unemat.br/geoclimamt/). O Centro desenvolve pesquisas relacionadas ao estudo de efeitos climáticos e ambientais, otimização de recursos hídricos, adaptabilidade edafoclimática, zoneamento e estudos voltados ao cultivo de diferentes culturas agrícolas. O CTMAT - Centro Tecnológico de Mato Grosso localizada em no Campus de Barra do Bugres (70 km de Tangará da Serra) está inserido nas políticas de pesquisa da Universidade do Estado de Mato Grosso e visa propiciar subsídios para o desenvolvimento de pesquisas nas grandes áreas de Engenharia, Agrárias, Exatas e da Terra, fortalecendo as atividades de pesquisa e ensino dos pesquisadores do Campus de Barra do Bugres que participam do PPGASP. O Centro inclui os laboratórios de Engenharia e Processamento Agroindustrial, Matemática na educação, Ciência da Computação, Física Aplicada e o LaQuA que é o Laboratório de Qualidade de Água.
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que tem sede em Cáceres (junto à reitoria), foi estruturado com o objetivo de formar um arranjo dos Núcleos de Inovação Tecnológica das Instituições Científicas e Tecnológicas da região Centro-Oeste, com a finalidade de fortalecer os NITs implantados e apoiar a estruturação dos Núcleos nascentes, por meio de capacitação, do compartilhamento de recursos e experiências e da difusão de boas práticas, com vistas ao desenvolvimento sustentável e à maior competitividade da região.
O CETAM - Centro de Tecnologia para a Amazônia Mato-Grossense está inserido nas políticas de pesquisa da Universidade do Estado de Mato Grosso e visa propiciar subsídios para o desenvolvimento de estudos nas áreas de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Ciências Agrárias as quais fortalecem as atividades dos grupos de pesquisa e ensino do campus universitário de Alta Floresta que participam do PPGASP. Engloba os laboratórios de Biologia Vegetal, Geociências, Entomologia, Limnologia e Ictiologia,e fisiologia e Sementes.
O CIP-CERRADO - Centro Integrado de Pesquisa no Cerrado: Trata-se de Centro Integrado de Pesquisa no Cerrado que envolve os Campi de Nova Xavantina e Tangará da Serra, tendo como recurso o edital MCT/FINEP/CT – PROINFRA 02/2010, valor: R$ 1.419.192,00. Atualmente a secretaria, salas de aula, laboratórios multiusuários, entre outras instalações do PPGASP estão localizadas no CIP-CERRADO. O referido centro possui 443,45 metros quadrados, incluindo um auditório para 120 pessoas, atendendo ao projetos de pesquisa em Geoprocessamento , Sensoriamento Remoto, Satélites Meteorológicos e dados de estações meteorológicas desenvolvido no câmpus, bem como demais grupos de pesquisa da Universidade que estejam voltados para a adaptação da agricultura mato-grossense às mudanças climáticas globais, melhoria na gestão de sistemas agrícolas e ambientais norteadas pelas tendências atuais da Agricultura Digital, melhorando e modernizando a vida do empreendedor rural. O que vai de encontro com a Pós-Graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGasp). Inicialmente o centro é usado por 06 grupos de pesquisa com vínculo aos programas de Pós-Graduação da instituição: Para o PPGASP, o centro tem 04 laboratórios: Geotecnologias, Diversidade Animal, Modelagem de indicadores ambientais e Solos e produção agrícola (40 m2 cada).
Os laboratórios e instalações supracitadas são utilizadas pelos discentes do PPGASP das três linhas de pesquisa, envolvendo as diferentes áreas de conhecimento dos docentes numa rede multidisciplinar, com o propósito de aprimorar as pesquisas dentro da área interdisciplinar, a qual o Programa está inserido. Incluído em uma das instalações (CETEGEO), o PPGASP ainda tem à disposição para execução de suas atividades de ensino e pesquisa o espaço do Centro de Acesso a Tecnologia para Inclusão Social e Digital (CATIS), implantado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (SECITEC) com recursos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O CATIS possui 20 computadores, dois servidores, dois projetores multimídia, estabilizadores, mesas e cadeiras, cujo uso é extensivo à comunidade externa (professores e alunos da rede básica de ensino), por meio de projetos de extensão em que os mestrandos, sob a supervisão dos orientadores, ministram cursos/oficinas de curta duração, cuja finalidade é a inclusão digital e a disseminação do uso de tecnologias voltadas ao desenvolvimento de pesquisas associadas às linhas de pesquisa do Programa.
A biblioteca do campus UNEMAT - Tangará da Serra, bem como todas as bibliotecas da UNEMAT, possuem uma estrutura de acervo bibliográfico gerenciado pelo Software Gnuteca. É um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independentemente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. Possui também acesso ao Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT (rede de serviços que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis em acervos de bibliotecas de todo o Brasil) como biblioteca solicitante. No campus universitário de Tangará da Serra-UNEMAT, onde está sediada a coordenação do PPGASP, em 2018, a biblioteca contava com 14 computadores para utilização pelos alunos da graduação e pós-graduação, 7 computadores de uso técnico, 4 impressoras de recibos e 1 impressora multifuncional. Possui ambiente climatizado para estudo em grupo, o qual comporta 07 mesas de 06 lugares, oferece orientação aos usuários quanto à consulta aos catálogos, localização de publicações na coleção, uso das obras de referência (dicionários, enciclopédias, dentre outras). O acervo é organizado e processado tecnicamente utilizando o Código de Classificação Anglo-Americano - 2ª Edição, Classificação Universal Decimal – CDU e a tabela CUTTER-SANBORN para notação de autor. O sistema é todo informatizado (sistema próprio GNUTECA): Livros, revistas, jornais, fitas de vídeo e DVD. Todos os campi da UNEMAT possuem acesso ao portal dos periódicos da CAPES. Um documento com a descrição detalhada da infraestrutura utilizada pelo PPGASP foi disponibilizado como anexo. Como complemento, a UNEMAT disponibiliza aos docentes e discentes do PPGASP o acesso à biblioteca virtual, compreendida da biblioteca virtual “Minha Biblioteca” e o acervo PEARSON.