PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ESTUDOS LITERÁRIOS
EVENTOS
O “Colóquio Nacional de Estudos Literários (CONEL)” é um evento anual que faz parte das atividades regulares do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL), do Campus Tangará da Serra, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
HISTÓRICO EVENTOS ANTERIORES (Colóquio Internacional de Estudos Literários)
O Colóquio Nacional de Estudos Literários é um evento que privilegia a pesquisa científica em Literatura e, por isso, tem somado significativamente no fortalecimento da política de pós-graduação na área, na região Centro Oeste do país. O evento teve sua primeira edição em 2012 e vem se realizando de forma contínua, à exceção dos anos da pandemia da COVID-19. Em 2024, foi realizada a sexta edição do evento, criando espaços para a socialização e difusão do conhecimento, no âmbito internacional. No evento, foram articulados grupos, núcleos e centros de pesquisa, no intuito de congregar pesquisadores de IES brasileiras e estrangeiras, em torno de temas que enriqueçam o universo acadêmico.
Neste ano de 2025, a sétima edição do evento deverá ocorrerá do dia 19 ao dia 21 de novembro em Tangará da Serra/ MT. O evento passou a ser, desde 2024, anual, com a meta de tornar mais frequentes as discussões em torno de temas relativos aos estudos literários. As seis edições anteriores do evento foram internacionais, mas a comissão organizadora decidiu realizar a sétima edição em âmbito nacional, para que pudessemos cumprir as novas regras do PAEP, no tocante à configuração dos eventos nacionais e internacionais. O evento já foi aprovado.
O Colóquio Internacional em Estudos Literários tem como objetivo estabelecer um espaço para socialização/discussão de pesquisas científicas, de abrangência internacional, a fim de fortalecer as linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UNEMAT, são elas: Literatura, história e memória; e, Literatura e Vida Social nos Países de Língua Portuguesa. Soma-se a isso, a necessidade que os Programas de Pós-graduação Stricto Sensu têm em estabelecer relações nacionais e internacionais com outros programas de pós-graduação, para promover a internacionalização e a popularização do conhecimento produzido. A realização do Colóquio Internacional em Estudos Literários promove, sobremaneira, o fortalecimento da política de Pós-graduação da UNEMAT, voltada à Área de Letras, com foco nos Estudos Literários. Nessa direção, coloca-se em voga a socialização da produção científica em um contexto internacional, onde/quando se avalia a qualidade de pesquisas de docentes e discentes, integrantes do Programa de pós-graduação em Estudos Literários da UNEMAT (PPGEL) e de outras IES brasileiras e estrangeiras. É necessário salientar que o PPGEL é um programa que desenvolve suas atividades em dois níveis do stricto sensu: metrado e doutorado. Essa estrutura didático-científica exige iniciativas internacionais e eventos que possam consolidar as relações institucionais com IES do país e estrangeiras, e, por consequência, entre pesquisadores da área. Os eventos não podem ser apenas locais, pois é preciso criar espaços de troca de experiências com outros grupos de pesquisa, que quebrem os muros da endogenia.
É um evento que reúne pesquisadores da literatura, a fim de discutir a produção científica pelo viés do comparatismo literário. O evento também integra atividades na área dos estudos literários de modo geral, visando maior integração entre as linhas de pesquisa do PPGEL e pesquisadores das diversas áreas do conhecimento.
É uma atividade que visa garantir um espaço, antes das provas de qualificação, para que o pós-graduando apresente o trabalho em andamento a uma banca qualificada na área dos estudos literários, a fim de construir um debate que possa indicar caminhos positivos ao desenvolvimento da investigação. Os resultados do seminário são amplamente positivos, pois além da socialização das pesquisas, os mestrandos e doutorandos têm o contato com docentes pesquisadores de outras IES, que avaliam seus trabalhos e indicam perspectivas teóricas que possam atribuir maior consistência às suas dissertações ou teses.